Assim como toda estratégia de marketing, é imprescindível planejar muito bem como serão as suas ações para promover a sua marca e ajudar os seus clientes.
Primeiro, tenha em mente:
- qual é o seu objetivo;
- o que exatamente será feito; e
- qual será o retorno.
Logo você vai colher os frutos.
Para isso, o WhatsApp se prova como um dos canais mais versáteis de promoção, assim como o email marketing.
Entretanto, aqui temos uma vantagem:
As pessoas usam o aplicativo com maior frequência do que o email.
A maior parte dos adultos dá uma olhada no email diariamente, mas confere as suas mensagens no celular ao longo de todo o dia.
Sendo assim, as chances são bem maiores de a sua mensagem ser lida.
A seguir, listamos as melhores formas para você utilizar o aplicativo na sua empresa. É só escolher as que funcionam melhor:
Melhore o relacionamento com os seus clientes
Uma das dificuldades que vários empreendimentos possuem é manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los após a aquisição do produto ou do serviço.
E acredite: é bem melhor mantê-los por perto, uma vez que a fidelização é mais rentável do que adquirir novos clientes devido ao alto valor do CAC.
Se eles realizaram a compra, foi para atender uma necessidade.
Muitas vezes, eles podem precisar de ajuda na utilização do produto ou do contato mais próximo para aproveitar frequentemente o serviço.
Porém, eles podem não falar — e isso é pior ainda.
Algumas medidas já ajudam, como um time e uma cultura de sucesso do cliente ou emails estruturados e recorrentes.
O WhatsApp é mais um canal no qual investir para atingir as suas metas.
Uma inspiração é o case WhatsCook, da Hellmann’s, que identificou um problemão na hora de cozinhar e que todo mundo acaba passando: você tem ingredientes, só não faz ideia do que preparar com eles.
Por isso, eles criaram uma espécie consultoria para dar aquela ajuda.
Basta ver o que você tem na sua cozinha, mandar para eles, e um chef vai te ajudar com uma receita pelo aplicativo.
Legal, não é mesmo?
Dê suporte ao seu cliente
Você pode disponibilizar o WhatsApp como mais um espaço para as pessoas pedirem ajuda — e, assim, aumentar a sua retenção de clientes.
Toda empresa enfrenta dificuldades com produtos e serviços que dão errado uma vez ou outra.
Isso não significa que sua empresa não tem qualidade. Não mesmo!
Entretanto, você precisa estar preparado para resolver isso direito.
E é aí que entra o suporte ao cliente!
Mapeie todos os tipos de problema que o seu consumidor pode ter e o ajude o quanto antes. Melhor ainda se isso for feito por uma equipe especializada.
Não precisa pensar somente em problemas sérios. Ajudar vai desde uma dúvida sobre o horário de uma reunião até algo realmente mais complexo.
O WhatsApp pode ser incrível para essa função. Trata-se de mais um lugar para se colocar à disposição, tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks — tudo de forma prática e acessível.
Lembre-se somente de que os consumidores esperam um modo de comunicação rápido e direto, com respostas preferencialmente imediatas. OK?
Divulgue novos produtos e serviços
Além de ajudar e de melhorar o seu relacionamento com o cliente, você pode estabelecer algumas formas de divulgar e vender os seus produtos e serviços.
Tem clientes fiéis? Então, por que não apresentar suas novidades para ele?
Especialmente, para negócios com ofertas sazonais, é uma oportunidade incrível de estimular uma recorrência nas compras.
Por exemplo:
Se você tem uma loja de roupas, aproveite para chamar os seus clientes para um evento de lançamento das novas peças. É um convite simples, informal e bastante agradável.
Outra forma de alavancar as vendas é oferecer cupons de desconto por lá. Um benefício bem claro para manter contato com a empresa, certo?
E, além disso, há como combinar as vendas com outros canais em estratégias multicanais.
A Shopgram teve uma ideia incrível de criar tags no Instagram e, se o cliente curtir uma foto com alguma delas e já estiver cadastrado na base, o produto já vai direto para o carrinho de compras.
Em seguida, ele recebe uma mensagem no WhatsApp falando sobre o frete e a forma de pagamento. Fantástico!
Entretanto, o cuidado aqui vem dobrado!
- Não mande mensagens promocionais em excesso para não ser bloqueado nem marcado como spam;
- encare a filosofia do sucesso do cliente e não tente vender apenas por vender. Venda para que o consumidor alcance os resultados esperados e confie ainda mais na sua empresa. Ou seja, faça ofertas que realmente vão valer a pena.
Fonte: marketingdeconteudo.com