O sistema de cores Pantone – ou Escala Pantone – surgiu quando se sentiu a necessidade de uma linguagem padrão para gerenciamento de cores mais refinado, com objetivo de não apresentar alterações a cada processo de impressão.

Desde 2000, o Pantone Color Institute™ define aquela que será a cor do ano. A escolha de cores dá-se por meio de análises sobre tendências, sua presença no meio cultural e o poder de influência da cor no mercado, além da psicologia das cores, um estudo que mostra como as cores tem ligação direta com as emoções.

A natureza passa a ser a grande protagonista de 2019, inspirada nos recifes de corais, a cor do ano é a Living Coral 16-1546. Divertida, ela inspira alegria e otimismo. De acordo com Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute™, ela exemplifica uma analogia sobre a vida moderna: a relação entre o que vivemos dentro e fora do ambiente digital.

“Cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural, o que é mais verdadeiro ainda para Living Coral.”

O que no início era usado somente por profissionais de design e indústria gráfica, passa a ser utilizado como ferramenta de marketing, principalmente quando se diz respeito ao branding e comportamento de compra do consumidor. Mostrar que a empresa se mantém atualizada sobre tendências é um diferencial no mercado atual, gera engajamento e impulsiona as vendas da marca.

Vale lembrar que a cor do ano não influencia somente os segmentos de decoração, moda e beleza, passa a ser utilizada em produtos e serviços. No site da Pantone é possível visualizar diversas paletas de cores especialmente preparadas com cores complementares. O uso da tonalidade da maneira correta pode trazer grande vantagem no mercado.

 

 

 

 

FONTE: dracco.com.br