O mercado de comunicação, marketing e publicidade tem se pulverizado ao ponto de abrigar, cada vez mais, diferentes modelos de agências.

E o que tem provocado isso é o surgimento de novas categorias e formatos de mídia, tecnologias e estratégias de marketing.

Há 10 anos, esse mercado ainda não lidava com digital influencers, Instagram, mídia programática, Inbound marketing e tantos outros elementos que apareceram ou ganharam popularidade na última década.

Esse cenário de transformação mostrou que as tradicionais agências de publicidade podem não ser suficientes, muitas vezes, para ajudar os anunciantes a atingir determinados objetivos de marketing.

Por essa razão, vamos listar aqui os tipos de agências que existem atualmente, suas principais competências e como elas se adequam às diferentes demandas dos anunciantes.

1. Agências de publicidade

Aqui, temos os modelos mais antigos e tradicionais de agências. Desde o século 18, as agências de publicidade ou propaganda cuidam do planejamento, criação, compra de mídia e execução de campanhas publicitárias para outras empresas.

O papel da agência de publicidade é ser um intermediário na relação entre os clientes e os veículos de comunicação. Ela também faz a ponte e coordena o trabalho de produtoras, gráficas e outros fornecedores por ordem dos anunciantes.

As agências de publicidade devem fazer a melhor destinação das verbas publicitárias dos clientes. Para isso, elas são responsáveis por criar as peças e selecionar os veículos e pontos de mídia que melhor divulguem os produtos, serviços, ideias e informações solicitadas pelos anunciantes.

Essa é a agência que, normalmente, vai cuidar das suas campanhas e anúncios na TV, na internet, na mídia out-of-home e em outros meios. Seu perfil é mais generalista mesmo.

2. Agências de comunicação

As agências de comunicação possuem um escopo mais amplo do que as agências de publicidade.

Elas vão te entregar campanhas publicitárias, mas, da mesma forma, cuidarão de propagandas institucionais, gestão de marca, relações públicas e comunicação interna da sua empresa.

Trata-se de uma atuação que não seja puramente comercial, como também institucional.

3. Agências full service

As agências full service, ou agências 360º, são as que possuem o maior leque de serviços entre os modelos de agências.

Elas são capazes de entregar o que uma agência de publicidade e de comunicação entregam, mas com alguns adicionais.

As full service possuem equipes multidisciplinares que unificam as competências necessárias para tocar toda a comunicação e o marketing de um cliente.

Essas agências podem desenvolver sites, automatizar o marketing digital, promover eventos, criar embalagens, executar ações promocionais em pontos de venda e, claro, gerir campanhas publicitárias em meios digitais e físicos.

4. Agências in house

As “houses” são as agências que atendem a um único cliente. Elas podem formar um departamento de uma empresa com autonomia para tocar os seus projetos de comunicação e marketing.

Google, Apple, Intel, Unilever e Nubank são exemplos de empresas que montaram suas próprias agências in house.

Mas um ponto a se destacar é que a participação das agências de publicidade não morre com a adoção das houses. Demandas específicas, como o agenciamento na compra de mídia, podem ser contratadas pelas in house.

Além disso, as agências de publicidade podem montar times dedicados para atuarem como houses nos clientes/anunciantes.

A vantagem desse modelo é a vivência mais próxima dos profissionais de marketing com o time interno dos clientes, o que pode trazer mais agilidade para a entrega de projetos. Por outro lado, a manutenção de uma agência interna pode ser mais cara e burocrática.

5. Agências de relações públicas

A função das agências de RP é fazer com que seus clientes consigam transmitir, para o público interno e externo, a imagem que desejam para suas marcas, produtos e projetos.

Para isso, as agências de relações públicas montam planos de comunicação, gerem redes sociais, gerenciam crises, redigem press releases, buscam contatos, parcerias e espaços em veículos de comunicação.

Muitas vezes, as RPs gerem o trabalho de assessoria de imprensa de uma empresa.

6. Agências de marketing digital

As agências digitais são as que cuidam do desenvolvimento criativo, técnico e analítico de estratégias de marketing digital para outras empresas.

Na prática, as agências de marketing digital podem criar e desenvolver sites, gerenciar campanhas de Google Ads, produzir conteúdos para redes sociais, relacionar-se com os seguidores, gerir SEO, monitorar os resultados no Analytics, entre outros serviços.

Essas agências são mais indicadas para as empresas que possuem e-commerces, sites, blogs, produtos digitais e atuações estratégicas em redes sociais.

Fonte: blog.midianoalvo.com.br