Você decide criar um site para a sua empresa ou serviço e se depara com uma série de siglas e termos complicados.

CSS, HTML e outros termos podem confundir pessoas que não estão acostumadas com a linguagem envolvida na criação e manutenção de páginas na internet. Nesse cenário, dois termos podem causar grandes confusões. Domínio e hospedagem designam duas coisas fundamentais para a existência de qualquer página e, entender o seu funcionamento é o primeiro passo para a criação de um site de sucesso.

Principais características de um servidor de hospedagem

Um servidor de hospedagem é uma espécie de “espaço virtual” em que os conteúdos multimídia, scripts, arquivos CSS e o código HTML de uma página web são armazenados. Eles podem ser fornecidos gratuitamente ou por meio de serviços pagos e se diferenciam, principalmente, pela suas características de controle e recursos. Uma solução de hospedagem gratuita, por exemplo, pode incluir a publicação de banners de publicidade na página web como contrapartida para o uso do serviço.

O suporte, assim como os recursos, também são limitados. Essas limitações, junto com o espaço reduzido de armazenamento e a limitação ao uso de bancos de dados e outras tecnologias, muitas vezes são direcionadas para incentivar o uso de planos pagos. Já o serviço de hospedagem pago fornece maior controle e disponibilidade. É possível escolher um plano que possua os recursos necessários para o seu site, e na maioria dos casos, o suporte ao cliente funciona 24 horas por dia. Os serviços de hospedagem pagos também não veiculam propagandas no seu site.

Como escolher uma hospedagem?

Durante a contratação de um serviço de hospedagem, diversos detalhes devem ser avaliados. É através dessa análise que serão definidas as soluções que se adaptam melhor às necessidades de um site, tanto em termos de recursos como de controle.

O primeiro passo é verificar a quantidade de espaço que será necessária para a hospedagem da página. Não há como obter um valor preciso. Entretanto, verificando o nível de recursos, a quantidade de imagens e outros conteúdos que serão utilizados, pode-se ter uma ideia. Em todo caso, priorize serviços que são escaláveis. Dessa forma, a sua empresa poderá ampliar o espaço disponível sempre que for necessário.

Principais características de um domínio

O domínio funciona como um CNPJ para os sites. Ele é a “tradução” do ip do servidor em que a página encontra-se hospedada para um endereço escrito de fácil memorização. Por meio dele, podemos acessar qualquer conteúdo via web.

A estrutura de uma URL varia conforme o tipo de endereço. Páginas com o endereço terminado em .com, por exemplo, são definidas para serviços empresariais. Já as com o final .gov, são reservadas a instituições governamentais, enquanto as .org para identificar organizações não governamentais.

Um endereço completo será da forma http://www.nome-do-site.com.br, onde http auxilia o navegador a identificar o protocolo de comunicação (neste caso, o Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português). Já o www refere-se ao fato da página estar disponível na World Wide Web, sendo seguido pelo nome da página. Por fim, nas duas últimas divisões, são inseridos os indicadores de tipo de domínio (comercial, governamental, etc) e o país (neste caso, o Brasil).

Nem sempre é necessário digitar todos esses dados para acessar uma página. Com as evoluções tecnológicas dos últimos anos, a necessidade de digitar “www” antes do acesso a um domínio, por exemplo, foi eliminada. Além disso, não é raro encontrar páginas sem o indicador de país no final da URL.

 

 

Fonte: tudosobrehospedagemdesites.com.br