O que é marketing e quais os seus principais objetivos?
Segundo um dos maiores gurus do marketing do século XX, Phillip Kotler, o marketing pode ser definido como “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Ou seja, o marketing é muito mais que vender produtos ou serviços, como muitos acreditam. Na verdade, ele é um processo social do qual tanto empresas quanto consumidores participam. Enquanto o indivíduo tem as suas necessidades, a empresa tem por responsabilidade criar produtos e serviços para atender a esses anseios e estabelecer ações para atrair o público até eles.
E quais os objetivos do marketing enquanto processo social? Podemos destacar alguns cruciais que são:
- mapear o mercado e as suas necessidades;
- definir o público-alvo da empresa;
- definir os concorrentes da marca;
- vender mais produtos ou serviços;
- fidelizar consumidores para que eles voltem a comprar da empresa;
- aumentar a popularidade das marcas, fortalecendo a sua imagem no mercado;
- estabelecer um relacionamento com o público consumidor, a fim de conhecê-lo melhor e favorecendo o processo de negociação;
- educar o mercado sobre o consumo e as melhores opções de compra;
- trabalhar o engajamento dos colaboradores, aumentando assim, a produtividade e a qualidade de sua atuação.
Quais os benefícios de adotar técnicas de marketing?
Como foi possível perceber, o trabalho desenvolvido pelo marketing é crucial para qualquer empreendimento, principalmente, pelos objetivos aos quais ele se propõe. Confira, a seguir, os benefícios de adotar técnicas dessa área!
Aumento das vendas
Com a ajuda do marketing, os setores de vendas conseguem entender melhor quais asdemandas dos consumidores e antecipar tendências que ditarão as compras no futuro. Consequentemente, a organização consegue estabelecer estratégias que ajudam a fisgar o cliente, mostrando a eles os benefícios e o porquê de eles precisarem de determinado produto ou serviço em suas vidas.
Fortalecimento da marca
O marketing também é o grande responsável por criar estratégias que unam as características intangíveis e tangíveis a fim de estabelecer a marca.
Por exemplo, fica a cargo do setor criar campanhas e ações que ajudem o público a conhecer o posicionamento da marca, mas também a fortalecer sua imagem no mercado, fazendo com que o consumidor a considere na hora de realizar as suas aquisições.
Fidelização do consumidor
Kotler resume bem o que significa a retenção do consumidor: é “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”. Para que isso aconteça, o marketing trabalha na premissa básica de que o valor total é definido pelo conjunto de benefícios que os consumidores esperam do produto ou serviço.
Nesse caso, a importância do marketing está pautada nas ferramentas empregadas no estudo do perfil dos clientes e entendimento sobre o que de fato é reconhecido como valor para eles. A partir disso são definidas estratégias que atendem aos interesses desse consumidor — que vão desde a definição do preço até a experiência na aquisição do produto ou serviço.
Ganho de autoridade e melhor posicionamento no mercado
Marcas que constantemente investem em ações de marketing, principalmente nos meios digitais, conseguem mostrar mais autoridade no mercado. Isso acontece, por exemplo, quando ela produz conteúdos de qualidade e busca educar o consumidor sobre os produtos e serviços oferecidos por ela.
Empresas que empregam esforços nos canais digitais também têm mais chances de se posicionarem melhor no mercado, mesmo diante de grandes organizações. Isso porque ela desperta a confiança dos consumidores, devido ao trabalho desenvolvido.
Fonte: franquia.jumpercursos.com.br