De acordo com Kotler & Keller, o Plano de Marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele funciona em dois níveis: estratégico e tático.

O plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor a ser oferecida com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado e o plano de marketing tático especifica as táticas como os 4 P´s, canais de vendas e serviços.

Desta forma, o processo de planejamento estratégico deve seguir:

  • Planejamento corporativo de divisão em unidades de negócios de produto
  • Organização
  • Implementação
  • Mensuração de resultados
  • Diagnóstico de resultados
  • Ações corretivas

Para estruturar um bom plano, é necessário atentar-se a diversos pontos tais como:

  • Resumo executivo e sumário;
  • Análise da situação: dados históricos de vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes, forças do macroambiente, como o mercado está definido, seu tamanho e com qual velocidade cresce? Análise Swot, temdências relevantes e problemas críticos;
  • Estratégias de marketing: missão, visão, obetivos de marketing, objetivos financeiros, necessidades que o produtos deve satisfazer e posicionamento competitivo;
  • Projeções financeiras: Previsão de vendas e despesas e ponto de equilíbrio. Receitas: previsão de volume de vendas por mês e por categoria | Despesas: previsão de custos de marketing desdobrados em categorias e análise do ponto de equilíbrio. Análise de risco (otimista, pessimista e mais provável);
  • Controles: descreva para monitorar e ajustar sua implementação. Metas e orçamento são especificados detalhadamente para cada mês ou trimestre.
  • Plano de contingência.

 

Fonte: Administradores.com.br | Foto: Divulgação.