O Sistema de inteligência de marketing é composto por informações diárias sobre as alterações no ambiente de marketing da empresa. Deve determinar o tipo de inteligência (método) necessário, coletar essas informações por meio de pesquisas no ambiente e repassá-las aos gerentes para que o processo de planejamento de mercado se efetive eficazmente. O Sistema de Inteligência de Marketing pode utilizar de muitas fontes, tais como:
– pessoal interno (memória de marketing)
– clipping
– compra de informações de agências de pesquisa (participação no mercado, preços de varejo, marcas mais comercializadas etc.);
– coleta de informações a partir de:
- entrevistas de seleção com empregados dos concorrentes;
- pessoas que fazem negócio com os concorrentes (clientes e fornecedores);
- publicações e documentos públicos;
- observações diretas dos concorrentes, através, por exemplo, de análise do ambiente físico, dos produtos/serviços ou do uso da metodologia do cliente oculto.
Inteligência de marketing é algo que pode funcionar em duas direções. Assim sendo, uma empresa deve tomar medidas para proteger a si mesma da inteligência dos concorrentes.
Fonte: Marketingfuturo.com
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