Comparamos a atuação da assessoria de imprensa a um trabalho de formiguinha pelo simples fato de que não se constrói a imagem de uma marca da noite para o dia. Planta-se uma pauta hoje, outra amanhã e, aos poucos, o assessor vai abrindo caminhos e conquistando o espaço tão almejado pelo cliente. Vale ressaltar, no entanto, que os resultados só podem ser obtidos por meio de uma relação transparente e produtiva entre assessor e assessorado, onde o primeiro esclareça sua necessidade em obter todas as informações possíveis e relevantes para a realização de um bom trabalho e o segundo esteja disposto a fornecer estas informações, dados, números e tempo para atender à imprensa com entrevistas por telefone, e-mail e ao vivo.
Um trabalho que requer determinação, dedicação e persistência, a assessoria de imprensa faz um estudo aprofundado do negócio de seu cliente a fim de identificar oportunidades de divulgação que tragam valor à sua marca. Feito o reconhecimento do território, elabora-se um planejamento de comunicação que norteie o direcionamento a ser seguido de acordo com os objetivos e pontos fortes e fracos da empresa. Inicia-se, então, o processo de busca por inserções na mídia de forma espontânea, ou seja, gratuita (diferente de um anúncio publicitário).
Estreitar relacionamento com a imprensa e se tornar fonte para jornalistas é mais do que simplesmente mostrar sua face ou negócio ao mundo. Se o posicionamento perante os formadores de opinião for feito de forma honesta, transparente e profissional, como deve ser, as chances de conquistar ou reafirmar a credibilidade de sua imagem ao consumidor final são muito maiores do que fazer isto apenas por meio da oferta de um serviço de qualidade (o que é uma obrigação na vida de quem almeja o sucesso).
Temos que considerar que as divulgações devem ainda estar alinhadas com outras ações de marketing, mídias sociais e comunicação interna. A crescente presença da tecnologia na vida das pessoas tem promovido consideráveis mudanças no mundo da comunicação e a empresa que estiver fora do ciberespaço, perderá muito para os seus concorrentes. A boa notícia é que aí está mais uma oportunidade a ser trabalhada pelo assessor de imprensa – quem resiste a uma chamada impactante para uma notícia inserida em uma rede social?
Estrategistas, criativas e organizadas, as formigas estão sempre em busca dos melhores caminhos e abrigos para armazenar seus alimentos no verão e garantir sua sobrevivência no inverno. Enquanto isso, assessores estudam, analisam e extraem os melhores assuntos de seus clientes para o tornarem notícias nos veículos mais propícios a cada uma delas e ao público que se pretende alcançar. Assessores absorvem a maior quantidade possível de informações e se organiza para divulga-las nos momentos certos. Assessor previne o cliente de se expor de forma errada para não precisar passar pelo “inverno”, mas caso isso aconteça, possui também ferramentas incríveis no combate à crise da deturpação de uma imagem auxiliando-a a reverter difíceis situações.
Ah! E pra finalizar, mais uma importante informação: caso você ainda não saiba, assessor de imprensa é também um jornalista, o que lhe concede a habilidade de pensar como alguém que está dentro de uma redação e, assim, compreender o que é bom ou não falar e qual é o momento mais adequado para entrar em contato. Fica a dica!
Por Letícia Leonel Proença, jornalista e assessora de imprensa.
Foto: Divulgação.