Cresce a procura por ensino médio integrado a cursos técnicos entre os adolescentes

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Só em Curitiba, o IFPR conta com mais de dois mil alunos; concorrência por vaga nas escolas técnicas faz candidatos procurarem cursos preparatórios para as provas de seleção

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e veloz, a busca por uma boa formação, de forma rápida e precisa tem ganho destaque. E a expansão de cursos técnicos no Brasil triplicou nos últimos anos; prova disso é a procura crescente de cursos que unam o tradicional ensino médio a cursos profissionalizantes, com o objetivo de formar jovens profissionais de áreas técnicas para segmentos específicos. Em poucos anos, o aluno, que antes cursava o ensino médio regular e só após esse período buscava um curso profissionalizante ou superior para, enfim, ingressar no mercado de trabalho, hoje consegue em menos tempo concluir seus estudos e garantir qualificação profissional.

Uma das vantagens desse público, que busca formação técnica ainda na adolescência, é a oferta de cursos gratuitos em grandes instituições de ensino, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e o Instituto Federal do Paraná – IFPR, que possuem uma ampla lista de cursos técnicos nível médio e pós-médio, que tem atraído muitos alunos. No IFPR, por exemplo, segundo o professor Gabriel Mathias Carneiro Leão, da diretoria de Ensino Médio e Técnico da instituição, a disputa por vaga em uma das oito modalidades de ensino médio integrado com o curso técnico chega a ser de oito a dez candidatos por vaga. “O objetivo do IFPR é ofertar a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos. Oferecer o ensino médio de qualidade e, além disso, uma formação profissional técnica de nível médio. Dessa forma, o estudante se prepara tanto para ingressar em uma universidade, quanto para o mundo do trabalho”, explica o professor.

De acordo com Gabriel, o interesse por cursos técnicos sempre existiu. “O antigo CEFET-PR sempre teve uma procura muito grande por parte dos estudantes. Contudo, antigamente existiam poucas escolas técnicas, não havia muito investimento na infraestrutura das escolas existentes, e também não havia um plano de expansão e interiorização como vemos atualmente”, analisa. Hoje, o IFPR tem vários campus espalhados pelo Paraná, com perspectiva de implantação de novas sedes. “Isso permite o acesso de muitos estudantes ao ensino médio integrado ao técnico em uma escola pública federal, gratuita e de muita qualidade”, afirma o diretor do IFPR.

Em todo o Paraná, o IFPR atende atualmente 8726 alunos. Só em Curitiba, são 2903 estudantes. Os cursos mais procurados pelos adolescentes que ingressam no instituto por volta dos 14 anos, são o Técnico em Informática e o Técnico em Processos Fotográficos. A cada semestre, um novo processo seletivo é aberto. A prova é composta por questões objetivas de conteúdo do ensino fundamental e redação. São 55 questões objetivas de conhecimentos (Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais e Matemática) e 2 questões discursivas de Língua Portuguesa.

Preparação para enfrentar concorrência

Com a procura cada vez maior e a disputa de vagas acirrada no IFPR, muitos candidatos optam por fazer um curso preparatório, equivalente a um cursinho pré-vestibular, para conseguir ser aprovado no processo seletivo. De acordo com o diretor do Approvi Cursos Preparatório Luciano Kaled, a procura por esse curso preparatório específico para o nível médio tem crescido. “Os alunos estão determinados a conquistar uma vaga dentro dessas instituições técnicas e se dedicam a estudar além do nono ano do ensino fundamental, fazendo o curso preparatório”, explica Luciano.

Muitas vezes, o interesse pela vaga parte dos pais. “Muitos adolescentes ainda não decidiram qual profissão escolher, então os pais optam por direcionar seus filhos a essas instituições técnicas, devido a credibilidade e ao baixo custo”, analisa o diretor do Approvi. Para estudar no IFPR, não há custos: os cursos são gratuitos, o que faz a procura por uma vaga ser ainda maior.

No Approvi, o curso preparatório para o ensino médio é focado nas provas no IFPR, UTFPR e ainda para o Colégio da Polícia Militar do Paraná – CPM. O curso tem duração de 10 meses, com aulas no contra turno escolar, e funcionam como um cursinho pré-vestibular: aulas dinâmicas, professores que usam e abusam da criatividade em sala de aula, apostilas, revisões e simulados.

Segundo o professor Gabriel, do IFPR, um novo processo seletivo da instituição deve acontecer a partir de setembro. Para saber mais sobre a abertura de inscrições, o aluno deve acessar o site www.ifpr.edu.br e acompanhar as notícias e editais divulgados.

 

Serviço: Instituto Federal do Paraná – IFPR | Av. Victor Ferreira do Amaral, 306, 3º andar – Tarumã | (41) 3595-7600 | www.ifpr.edu.br

Approvi Cursos Preparatórios | Rua Maranhão, 1094 – Água Verde | (41) 3018-0003 | www.approvi.com.br

 

Por Fran Lima | Foto: Louise Possobon

RELEASE – Ano novo com ambientes novos pra sua casa

Pisos-ParanáPromoção da Pisos Paraná vai dar uma cara nova para seu piso e para as paredes da sua casa

Se o ano começa “oficialmente” após o carnaval, seja bem-vindo 2015. Agora, é hora de pôr em prática os planos e projetos feitos na virada do ano e correr atrás dos sonhos. Se um dos seus pedidos de ano novo foi uma cara nova para sua casa, agora seu sonho ficou ainda mais próximo. Neste mês, a Pisos Paraná – distribuidora de pisos laminados e vinílicos, carpetes, cortinas personalizadas, persianas e papéis de parede -, está com uma promoção imperdível: na compra de 40 metros de qualquer revestimento para o piso da sua casa, você ganha na hora dois rolos de papel de parede. Isso mesmo: você troca o piso da sua casa e, de quebra, pode dar um novo visual aos seus ambientes.
Cada rolo de papel de parede possui cinco metros. Dependendo do tamanho da sua parede, dá para incrementar até dois ambientes na sua casa: ano novo de pisos e parede nova dentro de casa. A promoção é válida para o mês de fevereiro, na compra de 40 metros de qualquer piso. O papel de parede será da linha Classique, da Bobinex, marca líder no mercado e referência em qualidade. A instalação do papel de parede não está inclusa na promoção.

Serviço:
Pisos Paraná – Distribuidora de pisos laminados, vinílicos e carpetes | www.pisosparana.com.br | Telefone: (41) 3527-5032 | Email: atendimento@pisosparana.com.br | Atendimento: de segunda à sexta: 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h.

 Por Franciele Lima | Foto: Divulgação

RELEASE – Distribuidora Pisos Paraná inaugura primeira loja focada ao varejo

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A loja fica na Avenida Presidente Kennedy; além de revestimentos, a loja da Pisos Paraná oferece cortinas, persianas e papéis de parede 3D

 A Pisos Paraná, distribuidora de pisos e revestimentos, está expandindo suas atividades e inaugurou a primeira loja voltada ao varejo em Curitiba. A loja fica na Avenida Presidente Kennedy e conta com todas as linhas de pisos laminados e vinílicos, além de carpetes, das melhores marcas do mercado, como Durafloor, Eucafloor, Floorest, Beaulieu e São Carlos. A loja também oferece cortinas, persianas, decks de madeira e papéis de parede. Clientes e parceiros da distribuidora, além da imprensa e demais convidados, brindaram a chegada em grande estilo da loja.

A ideia de abrir uma loja própria da distribuidora, segundo o diretor comercial João Carlos da Silva, é criar mais uma opção de compra para os curitibanos. “O mercado de decoração está em alta, movido pelo aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil. Vimos em Curitiba a oportunidade ideal de lançar nossa primeira loja”, declara o diretor da Pisos Paraná.

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No show room, a Pisos Paraná destaca o que há de mais moderno no segmento, como rodapés estilizados em branco, fugindo do modelo tradicional na cor do piso, cortinas e persianas motorizadas com efeitos diferenciados para promover ventilação e iluminação de acordo com as necessidades do ambiente, e os mais novos papéis de parede em 3D que permitem a aplicação em áreas externas.

A primeira loja em Curitiba da Distribuidora Pisos Paraná fica na Avenida Presidente Kennedy, 3571. O telefone é (41) 3527-5032. Conheça mais dos produtos da Pisos Paraná no site www.pisosparana.com.br

 Por Franciele Lima | Fotos: Louise Possobon.

RELEASE – Polenta de 12 metros é um dos destaques da Festa do Vinho

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São José dos Pinhais recebe neste final de semana a 12ª Festa do Vinho e Mostra de Folclore. O evento acontece nos dias 08, 09 e 10 de agosto no Caminho do Vinho, roteiro de turismo rural, localizado na Colônia Mergulhão. Na festa, além de atrações musicais, vai ter muita gastronomia e vinhos.

Na sexta-feira (08), a animação da festa fica por conta do grupo Sorriso Lindo. A noite de sexta também vai marcar a escolha da Rainha da Festa do Vinho. Já no sábado (09), a dupla Hugo Pena e Gabriel se apresenta no palco da festa. O destaque do sábado é a polenta de 12 metros de comprimento: todos os restaurantes, que fazem parte da Associação Caminho do Vinho/Colônia Mergulhão (Acavim), vão ajudar no preparo da polenta e do molho. Será um metro de polenta para comemorar cada ano de realização da festa. A polenta vai ser feita na hora, em frente ao público, e depois distribuída gratuitamente para quem estiver no evento. E no domingo (10), dia dos pais, a festa começa cedo, com a tradicional Santa Missa em italiano. A programação da festa termina com o show do cantor Almir Sater. Nos três dias de festa, grupos folclóricos locais irão se apresentar no palco da praça de alimentação.

Nos três dias de festa, haverá barraquinhas comercializando as delícias já conhecidas dos freqüentadores do Caminho do Vinho. Além do vinho e do quentão, vai ter risoto, maionese, frango frito, macarronada, polenta e salame frito, porção de salame e queijo, bolos, tortas, entre outros pratos.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$10,00 no stand da festa, dentro do Shopping São José, na Rua Izabel A Redentora, 1434, Centro de São José dos Pinhais ou nos dias da festa, diretamente no local, na bilheteria.

Serviço

12ª Festa do Vinho e Mostra de Folclore | 08, 09 e 10 de agosto, no Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão | Ingressos: R$10,00 no quiosque no Shopping São José, e na bilheteria no local, nos dias da festa. | www.caminhodovinho.tur.br

RELEASE – Cores quentes são tendências para os casamentos

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Amarelo, laranja e dourado predominam nas decorações, indo desde o buquê até a mesa de doces; feira neste final de semana traz a renomada doceira Nadia Chudoba e Mara Flor Forminhas para Doces.

Foi-se o tempo que casamento era sinônimo de cores claras e neutras. Cada vez mais modernas, as noivas têm inovado na paleta de cores usadas nas decorações da festa e as cores mais fortes e quentes são o sucesso do momento. Amarelo, tons de laranja, dourado, vermelhos abertos e demais cores quentes são tendências nessa nova temporada de eventos, que coincide com o período mais quente do ano no Brasil.

Essas tendências e todas as novidades do setor de organização de festas de casamento estarão na Expo Noivas do Brasil que acontece a partir de hoje, na Fiep. Um dos destaques dessa feira é o stand da conceituada doceira Nadia Chudoba, reconhecida pelos seus apetitosos e elegantes doces finos. Na mesa que será exposta, Nadia conta com forminhas Mara Flor, confeccionadas exclusivamente para o evento.

As forminhas escolhidas para exposição foram os modelos lisianto, na cor terra cota, e a botão de rosa, no tom amarelo ouro. As cores, que já seguem a tendência de cores vivas, e ressaltam ainda mais os docinhos, segundo Maria do Rocio Possobon, proprietária da Mara Flor. “Os doces ficam ainda mais atraentes e convidativos quando usamos cores mais quentes nas embalagens. Valorizam ainda mais o evento e criam a possibilidade de outras combinações de tons e texturas”, ressalta a empresária.

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Expo Noivas do Brasil | 01, 02 e 03 de agosto | Fiep – Federação das Indústrias do Paraná -Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico

Mara Flor Forminhas para Doces | Telefone: (41) 3382 2403 | maraflorfestas@gmail.com

RELEASE – Comércio curitibano sofre 14% de queda nas vendas em junho

Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso entre os dias 1º e 3 de julho, para da Associação Comercial do Paraná (ACP), revelou que as vendas que durante o mês de maio haviam crescido 2% em relação ao mês anterior e que em junho sofreram um impacto negativo de  14%.

Uma das explicações para a queda foi a interrupção do expediente do comércio nos dias dos jogos da seleção brasileira. O índice médio de crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado, foi negativo em 7 pontos percentuais. A taxa de inadimplência que apresentava crescimento nos últimos três meses, em junho se manteve estável em relação a maio.

Segundo Claudio Shimoyama, diretor técnico do Instituto Datacenso e responsável pela pesquisa, o índice de confiança do consumidor curitibano (ICCC) apresentado pelo índice de situação presente (ISP) e índice de expectativas futuras (IEF), em junho foi de 104 pontos, com crescimento de 9 pontos em relação ao mês anterior quando marcou 95 pontos,  indicando que o consumidor curitibano continua pessimista nas compras a curto prazo, mas um pouco mais estimulado para as compras a longo prazo.

No entanto, a expectativa de vendas para esse mês é positiva, devendo crescer em 5% segundo os comerciantes. Os entrevistados revelaram a intenção de investir em promoções, descontos e liquidações, e com o final da Copa do Mundo é esperada a retomada do movimento comercial com a chegada do inverno e das férias escolares.

Os itens mais comprados em maior escala pelos 200 consumidores consultados, de perfil equilibrado quanto ao gênero, com faixa etária entre 18 e 45 anos e renda mensal familiar mensal entre R$ 1.245 e R$ 6.220, durante o mês de junho foram roupas/acessórios (59%), calçados (28%), perfumes/cosméticos (12%), eletroeletrônicos (12%) e celular/smartphones (9%). O valor médio das compras por consumidor no período também foi inferior, caindo de  R$ 390,00 em maio para R$ 350,00 em junho.

Já o índice de confiança do empresário do comércio de Curitiba (ICECC) se manteve no mesmo patamar observado em maio.

Serviço: Datacenso – Instituto de Pesquisas Mercadológicas | www.datacenso.com.br | ENTREVISTA OU DEPOIMENTO: Claudio Shimoyama, pesquisador fone: 41 9630-0339

Artigo: Verdade Provisória – Por Cláudio Shimoyama

Claudio Shimoyama Diretor Executivo Datacenso

Estamos em clima de eleições. Assim, o assunto é pesquisa político-eleitoral, ferramenta fundamental para os profissionais da área do marketing político. A pesquisa eleitoral possui um papel fundamental na sociedade atual. É muito importante que atores como o público, os políticos, os meios de comunicação e demais grupos interessados, tenham acesso aos dados exatos e sem distorções a respeito do pensamento e intenções da população. A pesquisa eleitoral mostra, por exemplo, o grau de satisfação da população com o desempenho da administração pública federal, governamental ou municipal, ou ainda o grau de aceitação ou rejeição por uma determinada ação do governo. Também ajuda o “marketeiro” a definir o posicionamento do candidato. Como exemplo, o Duda Mendonça, que em seu livro Casos e Coisas (2001) fala muito sobre a utilização da pesquisa qualitativa para a elaboração das estratégias da Campanha do Lula.

Existem algumas preocupações sobre as possíveis influências ou efeitos que certas formas de pesquisa poderiam exercer sobre a votação em eleições. Os institutos de pesquisas têm uma responsabilidade fundamental no âmbito dos estudos de opinião pública, devendo buscar assegurar que o cliente e o público compreendam bem os desafios e as limitações envolvidas na medição de atitudes e crenças como coisas distintas de comportamento.

Em toda eleição surgem discussões sobre os resultados das pesquisas eleitorais e sua influência sobre a decisão do voto do eleitor; os erros e acertos das pesquisas; o destaque que a mídia dá para os resultados das pesquisas e a forma como elas são divulgadas. O resultado da pesquisa pode influenciar parte dos eleitores indecisos que deixa para decidir seu voto no dia, e para não perder, vota no candidato que está em primeiro lugar na intenção do voto. Um estudo realizado pela ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, mostra que as pesquisas realizadas no Brasil são tão eficientes quanto as americanas, com acertos próximos e resultados efetivos.

As pesquisas tratam freqüentemente de assuntos complexos, nos quais os entrevistados possuem graus variados de conhecimento e interesse. As metodologias mais utilizadas são as pesquisas qualitativas e quantitativas. As qualitativas permitem explorar temas que não são muito racionalizados, atingindo motivações não explícitas, permitindo visualizar reações a estímulos imediatos, sendo que os resultados podem ser imediatos logo após as discussões dos grupos. Esta técnica de abordagem é feita por meio de discussão em grupo, utilizando sala de espelho one-way.

A pesquisa quantitativa, mais utilizada pelos institutos, é aplicada por meio de questionário e de amostragem permitindo a projeção dos resultados, podendo testar de forma precisa e estatística. Nas pesquisas eleitorais quantitativas, a amostra deve ter representatividade, onde todos os indivíduos da população devem ter a chance de serem selecionados na amostra e a probabilidade de seleção de cada elemento da amostra deve ser conhecida. A seleção da amostra deve garantir que todos os sub-grupos do eleitorado (geodemográficos e socioeconômicos) entrem na amostra em proporções praticamente idênticas às do universo pesquisado. A amostra é a parte representativa de um universo que conserva as características ou atributos relevantes deste (sexo, faixa etária, estilo de vida, classe social, estado civil, grau de escolaridade, etc.)

É importante ressaltar que os resultados de uma pesquisa não são números exatos, mas sim estimativas e devem ser interpretados dentro de um intervalo que estabelece limites em torno da estimativa obtida.  Quanto maior for a amostragem e mais homogênea for a população em estudo, mais seguras serão as informações da pesquisa eleitoral.

Percebe-se que atualmente muitas pesquisas são realizadas por telefone e pela Internet, por ser mais viável financeiramente e pela agilidade da cobertura na região, porém as entrevistas pessoais são as que garantem maior chance de seleção a todos os eleitores em uma cidade pela facilidade de acesso. É preciso ter cuidado ao analisar um resultado da pesquisa eleitoral quanto ao número de indecisos e de abstenções, que são significativos.

O resultado de uma pesquisa eleitoral reflete o pensamento do momento, pois as pessoas podem mudar de idéia em relação a um pensamento atual e futuro. Portanto, podemos afirmar que a pesquisa sendo estática, da hora, ela apresenta uma verdade provisória.

* Cláudio Shimoyama é doutor em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia de Informação e Inovações Tecnológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduação em Engenharia Econômica, Marketing e Propaganda, com especialização em Estatística Aplicada e Desenvolvimento Executivo em Marketing pelo Baldwin Wallace University (Ohio-EUA). Economista formado pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE. Professor de Pós-Graduação da MBA FGV MANAGEMENT e FGV ONLINE, das disciplinas Marketing e Pesquisa de Mercado, palestrante de Motivação (empresarial e politico), consultor de Marketing e diretor Executivo do Datacenso Intelligence. Filiado a Neuromarketing Science & Business Association (NMSBA).

RELEASE – Datacenso e Caminho do Vinho são novos assessorados da Vulgata Comunicação e Marketing

O Datacenso –Instituto de Pesquisas Mercadológicas é o mais novo cliente da Vulgata Comunicação e Marketing. Além de divulgar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo instituto, a Vulgata vai assessorar o diretor executivo do Datacenso, Claudio Shimoyama, que é palestrante e professor conceituado em Marketing, especializado em comportamento do consumidor.

O Datacenso é responsável pelas principais pesquisas sobre intenções de compra e índices de vendas no comércio curitibano. A empresa presta serviços de pesquisas para a Associação Comercial do Paraná – ACP.

E a Vulgata foi contrata pela Associação Caminho do Vinho/ Colônia Mergulhão – Acavim para cuidar do marketing e assessoria de imprensa do Caminho do Vinho: roteiro de turismo rural localizado em São José dos Pinhais.

A empresa também é responsável pelo novo site do roteiro: www.caminhodovinho.tur.br, além de administrar a fanpage oficial no Facebook. A Vulgata assinará pela comunicação visual e promoção da 12ª Festa do Vinho e Mostra de Folclore, tradicional festa da região, que este ano acontece nos dias 08, 09 e 10 de agosto.

Cada produtor do Caminho do Vinho também será assessorado, com criações de novas logomarcas, rótulos e demais materiais gráficos. É da Vulgata a produção do selo comemorativo de 15 do roteiro, assim como toda a comunicação visual do Caminho do Vinho.

O roteiro de turismo rural Caminho do Vinho engloba 43 propriedades rurais que produzem geléias, pães, bolos, sucos, além do tradicional vinho, que dá nome ao local. No roteiro, há restaurantes, cafés coloniais, espaços para eventos e várias atrações culturais, oferecendo muitas opções gastronômicas e de lazer aos turistas.

Para agendamento de entrevistas e mais informações, pelo email franlima@agenciavulgata.com.br e pelo telefone (41) 9688 6208.

Serviço:

Datacenso – Instituto de Pesquisas Mercadológicas | www.datacenso.com.br

Caminho do Vinho – Roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais | www.caminhodovinho.tur.br

RELEASE – Solenidade premia Datacenso como Empresa do Ano

dataEvento promovido pela UTFPR concedeu o prêmio de Empresa do Ano de 2013 na área de Comunicação e Expressão; segundo diretor do Datacenso, a homenagem é conhecimento do trabalho

O auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, no campus Curitiba, foi o palco da entrega das homenagens em alusão ao Dia da Indústria nesta terça-feira (27). Entre os homenageados, a Datacenso Pesquisas foi destaque, recebendo o prêmio Empresa do Ano de 2013 na área de Comunicação e Expressão. Além do instituto, mais empresas, entidades e personalidades foram homenageados na solenidade.

O diretor executivo da Datacenso Claudio Shimoyama recebeu o certificado das mãos do diretor do Departamento de Comunicação e Expressão Camilo Catto. Segundo Catto, a empresa foi escolhida por sempre apoiar iniciativas que englobam universidade e mercado de trabalho. “O Datacenso sempre permitiu visitas dos nossos alunos, para acompanhar de perto o dia a dia das pesquisas, e isso é fundamental para a prática acadêmica”, destacou o diretor.

Na entrega do prêmio, a Datacenso foi lembrado pela credibilidade e eficiência no campo da pesquisa, resultado de anos de trabalho sério e dedicado. Shimoyama afirma que a homenagem é o reconhecimento de uma trajetória de muito trabalho. “Aqui, eu represento o trabalho de toda uma equipe: a equipe Datacenso. É muito emocionante receber esse reconhecimento, pois isso reafirma que valeu a pena nosso trabalho e que vale a pena continuar”, analisa Shimoyama, que foi ao evento acompanhado pela esposa, Margareth Fressato Shimoyama.

O Datacenso foi uma das 20 empresas homenageadas no evento, sendo elas: Aker Solutions do Brasil como empresa do ano; Clairton Joacir Cardoso, diretor executivo da NHS – Sistemas Elétricos, eleito Empresário do Ano; Ruy Rossi Pelini, gerente da Caixa Econômica Federal, eleito Executivo do Ano; Marisa Moretti Galvão eleita profissional de RH do ano; Neshy Energias Renováveis recebeu o prêmio Ícaro do Empreendedorismo; Colégio SESI eleita na área de física; Pearson do Brasil/ Dom Bosco na área de desenho industrial; NoZebra Network na área de informática; ELCO Engenharia na área de eletrotécnica; Minipa do Brasil na área eletrônica; Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva na área de matemática; Volvo do Brasil na área de responsabilidade social; Companhia Itambé de Cimentos na área de construção civil; Movimento Negro Unificado do Paraná na área de estudos sociais; Rodrigo Cezar Kanning, egresso do cursos superior em Engenharia Civil, destaque do ano; Peróxidos do Brasil/ Grupo Solvay na área de química e biologia; Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba na área de educação física; Ministério Público do Paraná na área de gestão e economia; CENPES/PETROBRAS na área de mecânica; e Colégio Estadual Guaíra na área de letras.

Crédito: Eliseu Tisato

Serviço:

Datacenso- Pesquisas e Tendências Mercadológicas | Rua Padre Isaias de Andrade, 70 – Curitiba | (41) 3022-5091 – www.datacenso.com.br

RELEASE – Mercado de decoração está aquecido: vendas de papel de parede batem recordes

img_1_32_5473Procura pelo material aumentou 50% nos últimos meses

O mercado de construção civil no Brasil não para de crescer, mesmo em meios a boatos de bolha imobiliária. Prova desse crescimento é que, além da construção civil, outros setores, como o de decoração, estão em franco desenvolvimento também. O aumento da procura por produtos para decoração e acabamentos, segundo estudo do Ibope Inteligência, somente em 2013, chegou a R$ 5,4 bilhões gastos pelos brasileiros para a compra de artigos para a casa: um crescimento de 8% em relação a 2012.

E a tendência para 2014 é ainda mais forte. Segundo João Carlos da Silva, diretor comercial da Talent Decor – empresa especializada em papéis de parede, pisos laminados e cortinas, a procura por papéis de parede aumento significativamente nos últimos tempos: um aumento de mais de 50%.

Aproveitando o bom momento do mercado, a Talent Decor lança uma nova coleção exclusiva de papéis de parede. Além das opções com estampas, listras, texturas e 3D, a nova coleção de papéis de parede da Talent Decor traz a tendência natural para dentro dos ambientes: texturas de algodão, folhas, flores, plantas e madeiras, com um toque de sofisticação, usando cores vibrantes e brilhos. João conta que a nova linha de papéis de parede aumenta ainda mais o leque de opções para quem deseja aplicar uma mudança rápida e muito moderna na decoração.

A novidade é da Decobela. A Talent Decor é a revendedora exclusiva da marca em Curitiba. As opções de papéis de parede texturizados da nova coleção contam ainda com sugestões para usar papel de parede no ambiente todo: uma parede com detalhe marcante, para contrastar com a neutralidade do papel liso nas demais paredes, em um efeito “tom sob tom”.

 

Criatividade é tema de promoção

A procura por papel de parede é grande. Pensando em promover essa opção rápida de decoração que transforma o ambiente, a Talent Decor inova e lança uma promoção: três ganhadores irão receber 10 metros de papel de parede para dar uma cara nova a um dos ambientes da casa.

Para participar, basta acessar o link http://talentdecor.com.br/contato/, preencher o formulário com os dados cadastrais e mandar uma resposta criativa para a pergunta: “Porque sua casa merece uma cara nova?”. As três melhores respostas serão escolhidas pelo departamento de marketing da Talent Decor. O sorteio será no dia 06 de junho e o resultado será divulgado na fanpage da Talent.

 

Serviço: Talent Decor: loja especializada em papéis de parede, pisos laminados, carpetes, decks de madeira e cortinas | www.talentdecor.com.br | Telefone: (41) 3328-4837

))) Franciele Lima