Objetivos traçados, produtos ou serviços definidos, plano de ação detalhado para o futuro, público delimitado e uma equipe preparada: enfim, nasceu uma empresa.
Falta um item de peso, apontado pelos marketeiros como “o bem mais valioso de uma empresa”: a marca. Ela é o elo entre tudo o que foi criado e o público, aquilo que leva aos futuros consumidores todos os valores e conceitos da empresa e é por tudo isso que a sua marca deve ser forte e muito bem trabalhada. Só existe uma forma de ter uma marca perfeitamente desenvolvida: construindo uma identidade visual única que permeie todos os materiais da empresa
Fortalece a marca
De nada adianta ter um logo fantástica, capaz de traduzir exatamente as ideias, os valores, sentimentos e conceitos de sua empresa se ela estiver perdida em meio a uma infinidade de materiais que não conversam entre si.
Não faz sentido, por exemplo, ter um logo repleto de tons quentes e traços fortes e um website desenhado com tons pastéis e formas suaves, ou ter um logo incrível mas apresentar uma proposta de trabalho em papel sem timbre. Incoerências como estas são fatores que podem influenciar negativamente o público no momento de construção do vínculo com a empresa.
A falta de uniformidade nos materiais da empresa gera estímulos negativos pois remete à desordem, tira a credibilidade e sugere uma postura amadora, pouco preocupada com a apresentação da organização.
Ter um material completo, elaborado de forma harmônica e que remeta à marca de maneira inteligente reforça todos os conceitos e fortalece sua marca. Grandes empresas como a Apple, Coca Cola, Ferrari e a Nike, por exemplo, construíram um império só com o valor de suas marcas.
Fazer com que qualquer pessoa que veja uma pequena maçã mordida pense primeiro na Apple é fruto de uma identidade visual bem feita.
A identidade visual traduz a imagem da empresa
Paleta de cores cuidadosamente definida, em que as cores quentes remetem à força, energia, movimento e os tons pastéis trazem sofisticação e estabilidade.
Formas e linhas retas para representar a firmeza, seriedade e segurança, as curvas trazem conceitos de maleabilidade e flexibilidade. Poucas letras indicam objetividade e agilidade, muitas letras trazem a minuciosidade e o cuidado com os detalhes. Sim, a identidade visual traduz a imagem da sua empresa.
Ela é o instrumento que faz com que seu público perceba sua empresa como você quer, e tudo isso pode ser planejado e colocado em prática com a ajuda de bons profissionais.
O segredo do sucesso das grandes franquias é justamente a posse de uma identidade visual emplacada. Quando alguém opta por uma franquia o faz por que compra a marca, paga pelo valor de uma identidade que já conquistou seu lugar no mercado.
A construção de uma identidade visual através da padronização do material da empresa é um passo fundamental para essa conquista.
Fonte: blog.wedologos.com.br