Marketing Digital e Internet Marketing são a mesma coisa? Têm o mesmo significado?
Para entendermos o que é Marketing Digital e Internet Marketing, precisamos definir primeiro o que é Marketing.
Marketing
“Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.” (Wikipedia)
Marketing são processos e técnicas de vendas para divulgar e promover um produto ou serviço. A finalidade da transação é que vendedor e comprador fiquem satisfeitos.
Conrado Adolpho, um dos gurus da internet, costuma dizer que o conceito de marketing é um só, tanto no mundo online, quanto no offline.
Internet Marketing
“Marketing de Internet, também referido como i-marketing, web marketing, marketing online ou eMarketing, é o marketing de produtos ou serviços na Internet.” (Wikipedia)
“Web Marketing é limitado a ações que utilizam a internet como canal de comunicação, como no caso do uso de e-mail marketing, mídias sociais, otimização de sites, entre outros.”
Internet Marketing é justamente essa interação de vendedor/cliente, através de divulgação de produtos e serviços.
A variedade de produtos encontrados na internet é muito grande. Os produtos podem ser físicos, digitais (infoprodutos), cursos, e-books, áudios, vídeos, e-books e serviços.
Através do Internet Marketing ou Marketing de Internet você pode promover e divulgar produtos e serviços, utilizando blogs e sites que são excelentes fontes de renda, para o seu negócio online.
Além de blogs e sites, você também pode divulgar o seu produto, utilizando várias ferramentas de Internet Marketing:
⦁ Marketing de Artigos
⦁ E-mail marketing (Página de Captura e Autoresponder)
⦁ Marketing Atração (Tráfego e Audiência)
⦁ Vídeo Marketing
⦁ Marketing de Fóruns
⦁ Marketing de Afiliados
⦁ Publicidade paga (Facebook Ads e Google Adwords)
⦁ Redes Sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Google Plus)
Marketing Digital
“Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.” (Wikipedia)
Felipe Pereira, criador do blog Digaí define o marketing digital como “é o próprio marketing utilizando artefatos digitais, como computadores, celulares e tablets, conectados à Internet.”
“Marketing Digital refere-se a ações em celulares e smartphones (Inclusive utilizando SMS e Bluetooth), tablets, Tv digital, e outros meios digitais, incluindo a internet.” (Gestor de Marketing)
Um aplicativo muito usado hoje em dia para moblie é o WhatsApp. Este aplicativo tanto serve para comunicação pessoal, quanto para negócios.
Conclusão
Marketing Digital e Internet Marketing, embora sejam considerados por muitos, como sinônimos, têm conceitos diferentes. O primeiro utiliza como meios de comunicações digitais, computadores, celulares, tablets, TV digital e a internet. O segundo utiliza e-mail marketing, marketing de artigos, marketing de afiliados, marketing de atração, mídias sociais, otimização de sites…
O ponto em comum entre eles é a divulgação e promoção de produtos e serviços, pela internet.
Podemos dizer que o marketing digital é mais abrangente e que internet marketing faz parte do marketing digital.
Fonte: Administradores.com.br | Foto: Divulgação.