Você sabe o que faz um programador?

Muitas profissões são importantes para o bom funcionamento da sociedade. Embora muitas vezes a gente lembre de outras mais comuns como médicos, engenheiros e professores, existem outras que também são bastante relevantes e fazem parte da nossa vida.

A profissão de programador é uma das que têm chamado mais atenção dos estudantes que ingressam nas áreas relacionadas à tecnologia da informação e informática. Se você ainda não a conhece ou realmente não faz ideia do que um programador realiza em seu dia a dia de trabalho, esse post vai tirar todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é um programador?

Você já imaginou como seria a sua vida hoje em dia com computadores e celulares sem utilidade? Muito mais difícil, não acha? É para isso que existem os programadores. Esses profissionais estão envolvidos em tudo o que tem relação com softwares, aplicativos de celular e banco de dados, ou seja, desenvolvem apps para celular, computador, entre muitas outras coisas relacionadas ao mundo digital. O programador faz uso de uma série de linguagens de programação para conseguir criar coisas completamente novas e dar utilidade a esses equipamentos que tanto usamos.

O que ele faz?

Com a linguagem de programação, o programador é capaz de criar comandos para programas de todos os tipos. Inclusive, muitas dessas aplicações são usadas no nosso dia a dia. Quer saber quais?

Para acordar, você pode usar o despertador do seu celular; em um momento de necessidade pode tirar dinheiro no caixa do banco; pedir comida por um aplicativo na hora do almoço; escrever textos ou abri-los; você também pode usar a tecnologia para ler livros pelo celular, assistir a filmes na internet ou até mesmo ver eventos ao vivo, navegando em sua rede social favorita… Todas essas coisas, que são tão naturais ao nosso dia a dia, foram desenvolvidas por programadores, por meio de diferentes códigos.

Esses profissionais trabalham com vários tipos de linguagem como html, java, c++, entre outras, e não fazem apenas atividades focadas em computador e celular, mas também podem trabalhar com sistemas empresariais, programas para academias, mercados, videogames, além de produção de itens mais personalizados de acordo com o que seus clientes pedem, como sites com propostas diferenciadas.

O que é necessário para ser um programador?

É preciso aprender bem as linguagens de programação. Muitas pessoas nessa carreira são autodidatas, demonstrando que é possível iniciá-la sozinho e depois buscar a profissionalização por meio de cursos de graduação, extensão e especialização. Saber bem inglês também é crucial, já que a linguagem está toda nesse idioma. Ter um bom raciocínio lógico também conta bastante.

Qual o perfil de um programador?

É um profissional ligado às novas tecnologias, tendências, possibilidades de linguagem, engenharia de software e novidades nos sistemas operacionais.

Onde ele atua?

O programador pode atuar em empresas de tecnologia que terceirizam o serviço para outras empresas, em empreendimentos de variados portes que criam o próprio software e também como desenvolvedor ou consultor de software/programação para uma marca.

É muito comum que programadores trabalhem também em startups, fábricas de software e até em agências de publicidade, auxiliando na área de marketing digital e web. As corporações e empresas de nicho de mercado também são muito importantes nesse segmento, gerando empregos para diversos profissionais dessa área em específico.

 

 

FONTE: www.catho.com.br