Passo a passo para criar webinars de sucesso

3 semanas antes

Definir o tema: obviamente o primeiro passo é definir sobre o que será o webinar. Faça uma avaliação das necessidades da sua empresa, analise qual tema seria interessante ser abordado e que traria resultados importantes.

Convidar os palestrantes: se você quiser a participação de alguma outra pessoa (que pode até ser de outra empresa), convide-a com antecipação para que ela possa reservar espaço na agenda.

Escolher a data: é sempre importante considerar detalhes como a proximidade com algum feriado (as pessoas podem se programar para viajar no horário da sua transmissão), se há algum evento importante nesse dia que possa competir com seu webinar e o melhor horário para o seu público estar online.

2 semanas antes

Criar o evento no YouTube Live: com essa ferramenta você pode montar o link da página de transmissão com bastante antecedência.

Montar a Landing Page: para que as pessoas possam se inscrever no evento é preciso uma página de registro em que elas coloquem pelo menos o seu email para receber as próximas comunicações sobre o webinar. Essa é uma excelente opção para transformar visitantes do seu site em Leads. Não se esqueça de colocar nesta página todas as informações importante sobre o webinar. tema, horário, dia, etc. E seja bastante vendedor: se a oferta não parecer imperdível, não haverá conversão.

Enviar um email promocional: se você já tem uma base de Leads, prepare um email de convite para o webinar com todos os detalhes do evento e link para a Landing Page.

Divulgar nas mídias sociais: prepare chamadas nas mídias sociais convidando o público para o evento e direcionando para a sua Landing Page.

Preparar anúncios nas mídias pagas: caso tenha verba disponível para anúncios pagos, uma boa opção é criar anúncios em serviços como Google Adwords e Facebook Ads.

Colocar call-to-action no site: outra alternativa é criar CTAs no site da empresa, seja em banners ou em chamadas com links nos posts do blog, por exemplo.

7 dias antes

Acompanhar as inscrições: monitore quantos Leads já converteram e analise se há necessidade de reforçar algum dos canais de divulgação.

Preparar a apresentação: se você achar necessário, é legal montar um roteiro com o que será apresentado. Pode ser em tópicos, apenas para guiar suas falas e não deixar nenhum ponto importante de fora.

Subir a apresentação no SlideShare: caso use algum material de apoio como um PDF, é possível subir esse arquivo para estar disponível facilmente na hora da apresentação.

Enviar email para os Leads: uma boa prática para manter o webinar na mente dos inscritos e garantir a sua participação é enviar um email “lembrete” reforçando a data e o horário da transmissão. Aproveite a mensagem para enviar algum material sobre o tema para ir aquecendo os espectadores, como um post no blog.

1 dia antes

Organizar a sala: tome cuidado com o fundo e o enquadramento da transmissão. Procure organizar a sala onde vai apresentar o evento e garantir que todos os elementos necessários (caneta para escrever em um quadro, passador de slides, etc) estejam a mão.

Conferir a iluminação e o áudio: além disso, tenha cuidado com a iluminação do local. Evite que o ambiente fique muito escuro ou que o rosto do palestrante fique com excesso de iluminação. O mesmo vale para o áudio, teste o microfone antes para conferir se o som está saindo ok, sem ecos ou reverberações.

No dia do webinar

Testar a internet: você não quer correr o risco de ter seu webinar interrompido e prejudicado por causa de problemas com a conexão, certo? Por isso, teste bastante a sua rede antes da transmissão.

Enviar email para os Leads: no dia da transmissão envie um email com o link para o webinar. Procure enviar pelo menos uma hora antes do início para que todos possam ver a mensagem e acessar a página da transmissão.

Luz, câmera e ação: na hora marcada, inicie o webinar!

Interagir com os participantes: procure interagir com os participantes por meio de comentários na página e responda as perguntas enviadas ao vivo. É recomendável ter pelo menos uma pessoa para mediar essa conversa e monitorar o que está sendo falado.

Agradecer aos presentes: ao fim da apresentação, agradeça publicamente a todos os que participaram e dê os recados finais, como se os slides serão disponibilizados via email, por exemplo.

Responder as perguntas pendentes: responda os comentários deixados na página de transmissão para que todos os participantes tenham resposta.

Depois da transmissão

Enviar email para os participantes: envie um email com o link permanente para o vídeo no Youtube e com o link para os slides da apresentação (caso haja).

 

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br